PUBLICAÇÕES

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES DO GRUPO

 

CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais: é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça. (tese)

______. A arte na composição metodológica de uma pesquisa sobre a formação docente em Artes Visuais e breves intenções para a educação escolar em artes visuais na atualidade.

______; FELDHAUS, Marcelo. Cenários: Filme “Nunca me sonharam”, ensino médio e juventudes brasileiras.

______; MOMOLI, Daniel Bruno; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Para pensar o horizonte da arte e da educação na contemporaneidade. 

______. Versão para o Português em agosto de 2020 para Emanuele Coccia: “A astrologia do futuro”. Texto publicado na revista Flash Art, jul-ago 2020.(quarentexto: feito na quarentena)

______. Entrevista concedida em 8 de maio de 2020 junto com Mariana Silva da Silva para a Assessoria de comunicação da Uergs e Émerson Pereira dos Santos para a matéria Projeto reúne esforços para construir acervo online com referências relacionadas à arte e à educação. Acessar a entrevista completa.

______. Transcrição, complementação e versão para o Português em abril de 2020 para Carmen Bernárdez: “Uma história material da arte? As técnicas artísticas como processos culturais”.  Palestra proferida em 4 de março de 2009, disponível no canal do EducaThyssen. Trechos 1 a 5. (quarentexto: feito na quarentena)

______. Entrevista concedida por Carmen Lúcia Capra (Uergs) para a jornalista Priscila Pasko, por email, em 31 de março de 2020, para compor a Reportagem Cultural do Jornal do Comércio “Acesso à arte na infância conecta o ser humano a um novo mundo”. Acessar a entrevista completa.

______. Versão para o Português para o trecho de “O espectador suspenso”, por Isidoro Valcárcel Medina. Disponível em https://notocarporfavor.wordpress.com/2012/02/06/el-espectador-suspenso-de-isidoro-valcarcel-medina/ Acesso em 22 ago. 2020. (quarentexto: feito na quarentena)

SILVA, Mariana Silva da. Gestos do contato: dois livros de artista e sua relação com a fotografia.

______. Elaborar um trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais: modo de usar em algumas notas.

______. Zonas de contato: Ressonâncias da natureza no infraordinário. (tese)

______. Superfície do contato : fronteiras e espaçamentos. (dissertação)

______. Projeto Na minha cidade tem um rio.

______. Zonas de Contato: Ressonâncias da natureza no infraordinário.

______. Versão para português em abril de 2020 para Emanuele Coccia: “O vírus é uma força anárquica da metamorfose”. Entrevista publicada em Philosophie Magazine em 26/03/2020. (quarentexto: feito na quarentena)

______. Versão para o português para Georges Perec: Aproximações de que? In: L’infra-ordinaire. Paris: Le Seuil, 1989.

______. Versão para Português para Georges Perec: Espécies de espaços – Georges Perec (Paris: Éditions Galilée, 1974).

______. Versão para Português para Joanne Lee: Para não ficar parado: a inter(in)disciplinaridade de Georges Perec como uma abordagem para pesquisa.

______. Versão para o Português para Emanuele Coccia: “Revertendo o novo monasticismo global”.  Texto publicado em Fall Semester, 21 de abril de 2020. (quarentexto: feito na quarentena)

SILVEIRA, Juzelia de Moraes. Diálogos entre os estudos do cotidiano e a cultura visual na formação de pedagogos.

______. As práticas de cozinha como produtoras de microrresistências.

______. Sobre cozinhas e seus sujeitos – apontamentos sobre uma pesquisa doutoral.

______. Preparando vitela e produzindo mulheres – cadernos de receita como locais de escrita sobre construções do feminino.

SIMÕES, Igor Moraes. Montagem fílmica e exposição : vozes negras no cubo branco da arte brasileira. (tese)

______; LIMA, Jordana Santos de. Sobre a Vídeo Performance – Do Pó Se Faz Cipó (2019), realizada no Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul pela artista visual Charlene Bicalho: “Mate o branco dentro de você” (Komboa, Lorenzo).

ROTTER, Mariane. Meu ponto de vista: o cotidiano e os lugares da imagem. (dissertação)

______. Indutor de percepção cotidiana.

______. Meu ponto de vista: check-in.