PESQUISA

Projetos

 

Através da Imagem: A fotografia como arte contemporânea – ano 6 (2020)

Resumo: o projeto Através da Imagem foi reestruturado para neste período de quarentena acontecer de forma remota. Inicialmente estamos trabalhando nos arquivos e na memória do projeto para atualizar o site e redes sociais. O projeto também tem a intenção de oferecer mostras fotográficas e encontros com artistas e teóricos da área para continuar com o seu propósito de apreciar, debater e pensar as questões da fotografia.

Coordenação: Profª. Mariane Rotter. Acadêmico bolsista Probex – Uergs: Átila Alexius.

 

Marc Ferrez, Fotografia e Negros no Brasil (2019 – …)

Resumo: A pesquisa pretende, a partir da biografia e trajetória de Marc Ferrez, estudar a fotografia no Brasil do século XIX e as representações de negros e negras no período e na produção do fotógrafo. Para tanto, pensaremos a fotografia moderna no Brasil não apenas como uma forma de documentar um país que alcançava o ápice de sua modernidade, mas também, como narrativas visuais, imagens que além de criar discursos, são em si mesmas um próprio discurso. Serão realizados levantamentos bibliográficos e pesquisa de imagens para contornar o tema estudado.

Acadêmica: Ana Carolina Cecchin Chini.  Orientação: Prof. Igor Simões

Um inventário de Artistas Negres no Rio Grande do Sul (2019 – …)

Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal a produção de um inventário que visa conhecer e pensar estratégias curatoriais que promovam artistas negres no Rio Grande do Sul. Para tanto, se propõe a refletir de que formas o quesito raça atravessa a produção desses artistas. Foram realizadas buscas por artigos acadêmicos, materiais pedagógicos e de instituições de arte locais. Além disso a análise metodológica de pesquisas com recorte temático semelhante indica possibilidades de tratamento para os dados coletados em sua fase atual.

Palavras chave: Artistas negres, raça, Rio Grande do Sul

Acadêmicas: Caroline Leite Ferreira e Jordana dos Santos Lima. Orientação: Prof. Igor Simões

Representações de mulheres indígenas no Brasil do século XIX: leituras a partir de Casa Grande e Senzala (2019 – …)

Resumo: A pesquisa busca compreender quem são as indígenas brasileiras do século XIX e como a obra de Freyre influenciou e influencia na leitura de suas representações. Para tanto serão realizados levantamentos bibliográficos e de imagens com objetivo de realizar  leitura e análise.

Palavras Chave: mulheres indígenas, século XIX, representações

Acadêmicas: Aline Chaves e Kerolin Buss. Orientação: Prof. Igor Simões.

Através da Imagem: pesquisar, documentar e dar visibilidade ao acervo de obras fotográficas do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (2019)

Resumo: Este projeto de pesquisa tem a intenção de estabelecer parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, focando na pesquisa do acervo de obras fotográficas desta instituição. Tem a intenção de dar início a um convênio entre as duas instituições Uergs e MACRS, pretende constituir parceria com as equipes a fim de pesquisar o acervo de fotografias, criar meios para melhor organizar, categorizar e dar visibilidade a este acervo fotográfico. Palavras-chave: Fotografia, acervo, documentação, exibição.

Coordenação: Profª. Mariane Rotter. Acadêmico bolsista IniCie – Uergs: Raphael Júnior Almeida Batista.

 

O infraordinário como método investigativo em Arte & Educação (2019 – …)

A partir de textos do autor francês Georges Perec (1936-1982) inventar práticas investigativas em arte e educação baseadas no cotidiano. A proposta consiste em leituras, práticas e discussões tanto de Perec, quanto de autores e artistas que tangenciem o cotidiano e o infraordinário, conceito perequiano que será nosso ponto de partida. Pretende-se ao fim do semestre produzir textos e/ou artigos, aulas, oficinas, trabalhos artísticos, publicações e o que mais for gerado. 

Coordenação: Profª. Mariana Silva da Silva. Acadêmicas/os voluntárias/os: Aline Kauana Cezar, Bruno de Andrade Campos, Fernanda Hilgert, Gustiele Fistarol, Larissa Borges Ferreira, Mariana Souza Couto, Savana Fuhr Flores, Susana Tebaldi Toledo. Mestrandos: Estudantes de Mestrado: Daiane Piccoli (Ufrgs), Marlise do Rosário Machado (Uergs). Egressos da Uergs: Gustiele Fistarol, Lucas Brum, Sandra Rhoden. Professora Colaboradora: Tatiane dos Passos de Oliveira.

 

Glossário da Imagem (2019 – …)

A pesquisa Glossário da Imagem dá sequência à composição de uma atividade iniciada no componente Estudos da Imagem do primeiro semestre da Graduação em Artes Visuais – licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em 2019. Visa constituir um conjunto de termos de referência que são recorrentes nos modos de lidar com imagens na formação docente, fornecendo um subsídio de estudo. A pesquisa trabalha com a complexidade produzida entre a seleção e a definição dos termos, a escolha de uma imagem como exemplo e de outra imagem como “contra-exemplo”. Antes de ser apenas o contrário da primeira imagem, o contra-exemplo faz o tensionamento da própria ação de definir, exercitando essa ação em diferentes intensidades. Busca-se contribuir para a formação docente em artes visuais por meio da contextualização dos conhecimentos que se localizam no entorno das imagens e o seu simultâneo tensionamento, especialmente aqueles mais caros à confluência entre educação e artes visuais.

Coordenação: Profª. Carmen Lúcia Capra. Acadêmicas voluntárias: Melissa Lima, Natalia Brock, Samantha Sommer e Laís Guterres

 

A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras (2018 – …)

Resumo: Visa analisar os modos como a licenciatura em artes visuais é apresentada em vídeos institucionais de universidades brasileiras, realizados para publicidade, a fim de contribuir para o debate sobre a constituição de cursos de licenciatura, especialmente licenciatura em artes visuais, tendo no horizonte a atribuição precípua desse curso: a formação docente para a atuação na educação básica. Os vídeos, em princípio, são veículos de informação e de publicidade das instituições e dos cursos, porém nesta pesquisa serão considerados como narrativas sobre a licenciatura em artes visuais. Eles descrevem, informam e publicizam não apenas o que existe de fato, mas narram ou representam o que neste momento é compreendido como verdadeiro para o curso. O referencial teórico detém-se principalmente em Michel Foucault em conexões com Jacques Rancière, Jorge Larrosa e Jan Masschelein e autores latino-americanos que estudam a educação, como Julio Groppa Aquino, Silvio Gallo e Inês Dussel e Carlos Skliar, além das diretrizes nacionais para o curso. Pretende-se descrever as principais formas de ser e agir atribuídas aos alunos da licenciatura em artes visuais em vídeos institucionais de universidades brasileiras, a fim de problematizar esses modos em relação à agenda da educação escolar. A metodologia compreende o inventário dos vídeos nos canais de universidades no Youtube, a descrição de elementos narrativos (lugares, ações, dizeres) e posterior análise, energizada pela postura teórico-metodológica da problematização foucaultiana (FOUCAULT, 2014). A pesquisa pretende contribuir à reflexão sobre a formação docente em artes visuais, o que tem implicação direta no fortalecimento da presença da arte nas escolas. Palavras-chave:  licenciatura, artes visuais, formação docente, educação básica. Coordenação: Prof. Carmen Lúcia Capra. Colaboradores: Igor Moraes Simões (2018), Daniel Bruno Momoli (2018-2020). Bolsistas IniCie – Uergs (2018): Raphael Júnior Almeida Batista e Jordana dos Santos