O I Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação origina-se da pesquisa “Arquivo e prática do comum: gerar o que ainda não pensamos sobre educação e artes visuais”, realizada pela Prof. Carmen Capra, junto ao PPGED-Uergs, na linha Artes em Contextos Educacionais, por meio da qual ocorrem duas ações:
O Grupo de estudos um com um que, de forma aberta e gratuita, estuda o comum como um princípio político e, neste ano, dedica-se ao comum de forma focada em artes e educação. O acervo das três edições de estudo está disponível e pode ser consultado no grupo do Facebook. Já o Bordado Livre, que ocorre em Montenegro e Porto Alegre ao redor de um grande pano a ser bordado de forma livre, forma a Rede Hilo-Fio junto a outras redes de bordados coletivos urbanos realizados no Brasil e no Uruguai.
Em 2022, a Uergs acolhe a pesquisa de pós-doutoramento de Leonardo Marques Kussler, junto ao PPGED, sob supervisão de Carmen Capra. Sua pesquisa trata sobre “Formas de vida desobedientes na sociedade de controle sutil”. Entre março e maio, ambos pesquisadores ministraram o componente eletivo Composições entre artes, comunidades e educação no Mestrado em Educação no PPGED/Uergs, adensando os estudos com mestrandas e outras pessoas que cursaram o componente.
Assim surge o I Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação, cuja organização é feita por integrantes da Linha de pesquisa Educação e/em Artes Visuais do Grupo Flume. A coordenação geral é da professora Carmen, acompanhada por: Juzelia Moraes Silveira, professora da rede pública de São José/SC e Professora Colaboradora do Ceart – Udesc/SC; Leonardo Marques Kussler, pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs; Luana Terra, pessoa, artista visual e educadora social; Daniel Bruno Momoli, professor na Universidade Federal de Pelotas; Loriana da Silva Iung, graduanda em Artes Visuais: licenciatura – UERGS, estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS; e Gabriela Morél de Oliveira, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs.
Comentários