PESQUISA

Textos: entrevistas, traduções, ensaios

 

2020 – Quarentextos

 

Emanuele Coccia: “A astrologia do futuro”. Texto publicado na revista Flash Art, jul-ago 2020. Tradução: Carmen Lúcia Capra em agosto de 2020.

Emanuele Coccia: “O vírus é uma força anárquica da metamorfose”. Entrevista publicada em Philosophie Magazine em 26/03/2020. Versão para português de Mariana Silva da Silva em abril de 2020.

Emanuele Coccia: “Revertendo o novo monasticismo global”.  Texto publicado em Fall Semester, 21 de abril de 2020. Tradução: Mariana Silva da Silva.

Entrevista concedida em 8 de maio de 2020 por Mariana Silva da Silva e Carmen Lúcia Capra para a Assessoria de comunicação da Uergs e Émerson Pereira dos Santos para a matéria Projeto reúne esforços para construir acervo online com referências relacionadas à arte e à educação. Acessar a entrevista completa.

Carmen Bernárdez: “Uma história material da arte? As técnicas artísticas como processos culturais”.  Palestra proferida em 4 de março de 2009, disponível no canal do EducaThyssen. Tradução, transcrição e complementação em notas de rodapé em abril de 2020: Carmen Lúcia Capra, para o estudo em aulas. Trechos 1 a 5.

Entrevista concedida por Carmen Lúcia Capra (Uergs) para a jornalista Priscila Pasko, por email, em 31 de março de 2020, para compor a Reportagem Cultural do Jornal do Comércio “Acesso à arte na infância conecta o ser humano a um novo mundo”. Acessar a entrevista completa.

Sobre a Vídeo Performance – Do Pó Se Faz Cipó (2019), realizada no Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul pela artista visual Charlene Bicalho: “Mate o branco dentro de você” (Komboa, Lorenzo). Por Jo Lima, sob orientação do Prof. Igor Simões, em 2019.

 

 

Publicações

 

CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais : é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça (tese).

______. A arte na composição metodológica de uma pesquisa sobre a formação docente em Artes Visuais e breves intenções para a educação escolar em artes visuais na atualidade.

______; FELDHAUS, Marcelo. Cenários: Filme “Nunca me sonharam”, ensino médio e juventudes brasileiras, por Carmen Lúcia Capra e Marcelo Feldhaus.

______; LOPONTE, Luciana Gruppelli; MOMOLI, Daniel Bruno. Para pensar o horizonte da arte e da educação na contemporaneidade.

SILVA, Mariana Silva da. Gestos do contato: dois livros de artista e sua relação com a fotografia

______. Elaborar um trabalho de conclusão de curso em Artes Visuias: modo de usar em algumas notas

______.  Zonas de contato: Ressonâncias da naturezano infraordinário

______. Projeto Na minha cidade tem um rio

ROTTER, Mariane. Meu ponto de vista: o cotidiano e os lugares da imagem

______. Indutor de percepção cotidiana

SILVEIRA, Juzelia de Moraes. Diálogos entre os estudos do cotidiano e a cultura visual na formação de pedagogos

______. As práticas de cozinha como produtoras de microrresistências

______. Sobre cozinhas e seus sujeitos – apontamentos sobre uma pesquisa doutoral

______. Preparando vitela e produzindo mulheres – cadernos de receita como locais de escrita sobre construções do feminino