O encontro da linha de pesquisa Educação e/em Artes visuais busca compartilhar os interesses de estudo e pesquisa deste grupo com pesquisadoras e pesquisadores do Flume e com a convidada Karine Storck (CAP-UFRGS-Arteversa). A criação do encontro vem deste grupo: Luana da Silva, Iury Araujo, Kellem Santos, André Vieira, Mayra Marques e Ariberto Filho, sob coordenação de Carmen Capra.

Duas questões motivadoras foram criadas coletivamente: Que estudos, que pesquisas estão sendo acionadas, mobilizadas, pelo contexto pandêmico? De que modo os conhecimentos têm sido gerados?

Em 2020, o grupo autou de maneira extraordinária, pautada por necessidades específicas e possibilidades vigorosas. Vieram disso um artigo coletivo, a integração com componentes curriculares da Graduação em Artes Visuais -Uergs e encontros para troca de ideias e acolhimento entre quem está lecionando remotamente, com a participação da professora Karine Storck.

Muito importante em 2020, contudo, foi a manutenção de um canal de relatos e análises coletivas sobre artes visuais no ensino remoto escolar e universitário,  em um processo de falar, escutar e acolher as próprias experiências. São perspectivas de quem leciona Arte na rede privada e na pública, de quem observa suas turmas e colegas, de quem tem filhos e irmãos que estudam em escolas, de quem estuda remotamente, de quem observa a sua comunidade. Assim, realizam-se diálogos em um trânsito por dentro das diferentes isntituições das quais participamos e para as quais lançamos um olhar indagador.