gallery/logo flume final

contato@grupoflume.com.br

 © 2019 www.grupoflume.com.br - Todos os direitos reservados

gallery/logo_uergsn site
gallery/cnpq site

 

LIMA, Jordana dos Santos; SIMÕES, Igor Moraes. Vídeo Performance - Do Pó Se Faz Cipó (2019). 2019.

Nos primeiros dias de junho de 2019, em um sábado chuvoso, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul- MARGS, a artista Charlene Bicalho realizou uma serie de ações que culminaram na performance “Do Pó se faz Cipó”. Na ocasião um conjunto de fazeres e sujeitos negros tomaram os espaços daquela instituição. Para continuar reverberando os afetos, que tomaram aquelas horas, Charlene vem convidando artistas, agentes e estudantes negros para que escrevam suas percepções. Será um total de sete textos lançados em sete segundas-feiras. O primeiro foi escrito pelo escritor e artista negro gaúcho Duan Kissonde e foi veiculado pela publicação eletrônica SUL 21. O segundo deles ganha agora publicação pelo Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq). O texto foi escrito pela acadêmica do curso de Artes Visuais, Jordana dos Santos Lima. A acadêmica, que iniciou seus estudos em Artes visuais em 2018, tem se interessado pelas relações entre artes visuais e heranças religiosas de matriz afro-brasileira. O texto foi escrito por Lima sob orientação do professor Igor Simões, professor do curso de Artes Visuais- UERGS e membro desse grupo de pesquisa.

 

MARQUES, Mayra Corrêa; CAPRA, Carmen Lúcia. TUCUMÁN ARDE! : arte e política na América Latina. 2019.

Texto produzido para compor a sessão "Coleção de Artistas " do site do grupo de pesquisa Arteversa, trata sobre o projeto ocorrido em 1968 em Rosário, Argentina. "Tucumán Arde demonstra que é possível dizer novas coisas sobre o que já foi dito por outros e que mesmo o que é definitivo permite indagações. Contudo, não se trata da indagação irresponsável ou do mero confronto que deseja apenas “arrasar” e “lacrar”, como se diz hoje, impondo uma certeza para derrubar outra. Para questionar ou perturbar algo, no caso de Tucumán Arde, foi preciso buscar evidências, fazer os confrontos necessários e agir em coletividade para criar os meios de dizer algo que não estava sendo dito pelos meios tradicionais. A vida, a política e a arte foram observadas e pensadas com atenção e envolvimento."

 

ARAÚJO, Iury de Mello, CAPRA, Carmem Lúcia. A Exclusão de Deficientes na Escola Regular. Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola (26, 5 : 2018 : Montenegro, RS). Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação [recurso eletrônico]: o ensino da arte em tempos de crise; 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola, 01 a 03 de outubro de 2018/ Organizado por Júlia Maria Hummes [et al.] – Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2018.

 

BATISTA, Raphael Junior Almeida; LIMA, Jordana dos Santos, CAPRA, Carmen Lúcia. Alguns aspectos sobre vídeos institucionais de universidades brasileiras que apresentam a Licenciatura em Artes Visuais. Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola (26, 5 : 2018 : Montenegro, RS). Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação [recurso eletrônico]: o ensino da arte em tempos de crise; 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola, 01 a 03 de outubro de 2018/ Organizado por Júlia Maria Hummes [et al.] – Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2018.

 

BAUERMANN FILHO, Ariberto de Farias; CAPRA, Carmen Lúcia. A Experiência Do Deslocamento Escolar.  Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola (26, 5 : 2018 : Montenegro, RS). Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação [recurso eletrônico]: o ensino da arte em tempos de crise; 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola, 01 a 03 de outubro de 2018/ Organizado por Júlia Maria Hummes [et al.] – Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2018.

 

MARQUES, Mayra Corrêa; CAPRA, Carmen Lúcia. Dicionário de uma experiência de coisificação da cor. Seminário Nacional de Arte e Educação, Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola (26, 5 : 2018 : Montenegro, RS). Anais do 26º Seminário Nacional de Arte e Educação [recurso eletrônico]: o ensino da arte em tempos de crise; 5º Encontro Regional Sul da Rede Arte na Escola, 01 a 03 de outubro de 2018/ Organizado por Júlia Maria Hummes [et al.] – Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2018.