gallery/logo flume final

contato@grupoflume.com.br

 © 2019 www.grupoflume.com.br - Todos os direitos reservados

gallery/logo_uergsn site
gallery/cnpq site

Trabalhos de Conclusão da Graduação em Artes Visuais - licenciatura da Uergs

 

ARAUJO, Iury de Mello. Abaré e a morte das culturas: um jogo de videogame com personagens da mitologia brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2018. Palavras-chave: Software livre. Videogame. Mitos indígenas. Colonização. Identidade nacional

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

Link para download do videogame: <www.mediafire.com/file/pamhfn2vn2mai1n/Abar%C3%A9+e+a+morte+das+culturas+atualizaado.rardo.rar>. Para que o jogo rode sem problemas é recomendável abrir o arquivo intitulado “index.html” com o navegador Firefox após o download e a extração do arquivo.

 

MAIA, Fernanda Fernandes Freitas Almeida. Trocamos receitas de coração. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2017. Palavras-cheve: Receitas, memória, comida, arte e vida, ação artística.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

 

MARQUES, Mayra Corrêa. Notas de frequentação: cotidiano, burocracia e esgotamento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2018. Palavras-chave: Notas. Frequentação. Cotidiano. Burocracia. Esgotamento.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

 

SANTOS, Kellem Francini. Imagens da nostalgia: ações postais e memórias poéticas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2018. Palavras-chave: Imagens da Nostalgia. Sensação Nostálgica. Memória Poética. Ação Postal. Fotografia.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Mariana Silva da Silva

 

SILVA, Edione Schmidt da. Processo gambiológico para produção de máquinas de barulho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2015. Palavras-chave: Barulho. Interação. Máquina. Movimento. Visualidade.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

 

SILVA, Luana da. Dormitantes: a construção de uma poética in-ação. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2017. Palavras-chave: Espaço público. Performance. Política. Inércia. Dormitar. In-ação.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

 

VIEIRA, André Dias. Um Conto Japonês: o flerte da arte com a literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Unidade em Montenegro, 2018. Palavras-chave: Memória. Ficção. Colagem. Narrativas Visuais. Literatura.

______. Um Conto Japonês. Porto Alegre: UERGS, 2019.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Capra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas

 

 

Através da Imagem: pesquisar, documentar e dar visibilidade ao acervo de obras fotográficas do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (2019 - ...)

Resumo: Este projeto de pesquisa tem a intenção de estabelecer parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS, focando na pesquisa do acervo de obras fotográficas desta instituição. Tem a intenção de dar início a um convênio entre as duas instituições Uergs e MACRS, pretende constituir parceria com as equipes a fim de pesquisar o acervo de fotografias, criar meios para melhor organizar, categorizar e dar visibilidade a este acervo fotográfico. Palavras-chave: Fotografia, acervo, documentação, exibição.

Coordenação: Profª. Mariane Rotter. Acadêmico bolsista IniCie - Uergs: Raphael Júnior Almeida Batista.

 

 

O infraordinário como método investigativo em Arte & Educação (2019 - ...)

A partir de textos do autor francês Georges Perec (1936-1982) inventar práticas investigativas em arte e educação baseadas no cotidiano. A proposta consiste em leituras, práticas e discussões tanto de Perec, quanto de autores e artistas que tangenciem o cotidiano e o infraordinário, conceito perequiano que será nosso ponto de partida. Pretende-se ao fim do semestre produzir textos e/ou artigos, aulas, oficinas, trabalhos artísticos, publicações e o que mais for gerado. 

Coordenação: Profª. Mariana Silva da Silva. Acadêmicos voluntários: Aline Kauana Cezar, Bruno de Andrade Campos, Fernanda Hilgert, Gustiele Fistarol, Larissa Borges Ferreira, Mariana Souza Couto, Savana Fuhr Flores, Susana Tebaldi Toledo. Mestrandos: Estudantes de Mestrado: Daiane Piccoli (Ufrgs), Marlise do Rosário Machado (Uergs). Egressos da Uergs: Gustiele Fistarol, Lucas Brum, Sandra Rhoden. Professora Colaboradora: Tatiane dos Passos de Oliveira.

 

 

Glossário da Imagem (2019 - ...)

O projeto dá sequência à composição de um glossário da imagem, atividade iniciada no componente Estudos da Imagem do primeiro semestre da Graduação em Artes Visuais - licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Visa constituir um conjunto de termos referentes à imagem e que são recorrentes no que se diz, pensa ao lidar com imagens, fornecendo um subsídio de estudo aos acadêmicos da licenciatura em artes visuais. A pesquisa lida com a complexidade produzida entre a seleção e a definição dos termos, a escolha de uma imagem como exemplo e de outra imagem como “contra-exemplo”. Antes de ser apenas o contrário do exemplo, o contra-exemplo faz o tensionamento da própria ação de definir, exercitando essa ação em diferentes níveis de limites e possibilidades.

Coordenação: Profª. Carmen Lúcia Capra

 

 

A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras (2018 - ...)

Resumo: Visa analisar os modos como a licenciatura em artes visuais é apresentada em vídeos institucionais de universidades brasileiras, realizados para publicidade, a fim de contribuir para o debate sobre a constituição de cursos de licenciatura, especialmente licenciatura em artes visuais, tendo no horizonte a atribuição precípua desse curso: a formação docente para a atuação na educação básica. Os vídeos, em princípio, são veículos de informação e de publicidade das instituições e dos cursos, porém nesta pesquisa serão considerados como narrativas sobre a licenciatura em artes visuais. Eles descrevem, informam e publicizam não apenas o que existe de fato, mas narram ou representam o que neste momento é compreendido como verdadeiro para o curso. O referencial teórico detém-se principalmente em Michel Foucault em conexões com Jacques Rancière, Jorge Larrosa e Jan Masschelein e autores latino-americanos que estudam a educação, como Julio Groppa Aquino, Silvio Gallo e Inês Dussel e Carlos Skliar, além das diretrizes nacionais para o curso. Pretende-se descrever as principais formas de ser e agir atribuídas aos alunos da licenciatura em artes visuais em vídeos institucionais de universidades brasileiras, a fim de problematizar esses modos em relação à agenda da educação escolar. A metodologia compreende o inventário dos vídeos nos canais de universidades no Youtube, a descrição de elementos narrativos (lugares, ações, dizeres) e posterior análise, energizada pela postura teórico-metodológica da problematização foucaultiana (FOUCAULT, 2014). A pesquisa pretende contribuir à reflexão sobre a formação docente em artes visuais, o que tem implicação direta no fortalecimento da presença da arte nas escolas. Palavras-chave:  licenciatura, artes visuais, formação docente, educação básica. Coordenação: Prof. Carmen Lúcia Capra. Colaboradores: Igor Moraes Simões (2018), Daniel Bruno Momoli (2018-2019). Bolsistas IniCie - Uergs (2018): Raphael Júnior Almeida Batista e Jordana dos Santos.

 

 

Grupo de estudos com egressos da Graduação em Artes Visuais da Uergs (2019)

Luana da Silva, André Dias Vieira, Ariberto de Farias Bauermann Filho, Mayra Corrêa Marques (mestranda - PPGEDU - UFRGS)

Coordenação: Prof. Carmen Lúcia Capra