gallery/logo flume final
Foto: Mariah de Godoy Pinheiro

Carmen Lúcia Capra

Principais Publicações:

Juzelia de Moraes Silveira

Doutora em Arte e Cultura Visual - FAV/UFG/GO. Mestre em Artes Visuais - UFSM/RS. Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica – UFSM/RS. Bolsista Capes (2011/2015). Bolsista PDSE – CAPES na Universidad de Barcelona (2013-2014). Foi professora colaboradora da UDESC/SC e da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Atua como professora substituta do curso de Artes Visuais - Licenciatura Plena, da UERGS – Unidade de Montenegro. Desenvolve pesquisas nas áreas de Cultura Visual; Estudos do cotidiano; Artes Visuais.

 

Principais publicações:

Mariana Silva da Silva

(Porto Alegre, 1978. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Montenegro, RS) Artista Visual e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Investiga as conexões entre arte, cotidiano e natureza a partir do infraordinário, especialmente no contexto da natureza fluvial dos rios Caí e Guaíba. Doutora em Artes Visuais, Ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio junto à Faculté des Arts da Université de Picardie Jules Verne (Amiens, França). Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Recebeu Bolsa CAPES Mestrado (2002-2004), Bolsa Unesco Aschberg e Irish Museum of Modern Art para projeto Residência de artista (2008) e Bolsa CAPES PDSE Doutorado Sanduíche (2017). Participa de exposições de artes visuais no Brasil e no exterior desde 2001, é professora universitária desde 2005.

 

Principais publicações:

gallery/mariana silva

Mariane Rotter

Doutoranda em Artes Visuais, ênfase Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Artes Visuais pela UFRGS com ênfase em Poéticas Visuais (2008) é também Licenciada (2005) e Bacharel em Artes Visuais (2002) pela mesma universidade. Desde o ano de 2011 atua como Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura. Coordena o Projeto de Extensão Através da Imagem: A fotografia na arte contemporânea e colabora com ações junto ao Núcleo Educativo MARGS-Uergs, em um convênio entre estas duas instituições. Compõe o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

 

Principais publicações:

 

Foto: Leandro Selister

Igor Moraes Simões

Doutor em Artes Visuais - Historia Teoria e Critica da Arte pelo Programa de Pós Graduacao em Artes Visuais PPGAV-Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), investiga as articulações entre escritas da história contemporânea da arte, montagem e exposição. Atua como professor assistente de Historia, Teoria e Critica da Arte e Metodologia e Pratica de Ensino da Arte na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduado em Artes Visuais (UFPEL, 2003). Mestre em Educação FaE/PPGE-UFPEL com a dissertação: Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada entre artes visuais, educação e gênero. Exerceu a função de diretor de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas sendo responsável pela gestão das Salas de Exposição Antonio Caringi, Inah Costa e Frederico Trebbi. Atua como curador tendo sido responsável por projetos como: Premio Simões Lopes Neto(Pelotas/RS) ? Olhares do Século XIX: Pintura em acervos públicos pelotenses (Pelotas/RS) - Poética Passageiras (Montenegro/RS) ? (Sobre) Exposição (Montenegro/RS) ? Salão 10X10 (Montenegro/RS) e Encontros de Historia, Teoria e Crítica da Arte (Porto Alegre/RS). Responsável por projetos de curadoria educativa em inúmeras exposições como Lenir de Miranda, Heloisa Crocco, Gravuristas de Bagé ? Restaurações, Exodos- Sebastião Salgado. Membro do Núcleo Educativo UERGS-MARGS. Possui Publicações em revistas, periódicos, capítulos de livros, catálogos e anais de eventos. Coordenador de Área do Subprojeto Programa de Bolsas de iniciação à docência( PIBID)- Artes Visuais/ UERGS.

 

gallery/igor

Sandra Monteiro Lemos

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Vice-Reitora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Professora, adjunta na unidade Montenegro, dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UERGS - Unidade Litoral Norte. Também coordena o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/UERGS e atua como coordenadora estadual do FORPIBID/RS. Teve atuações, como professora convidada em instituições educacionais privadas, em cursos de graduação e de Pós-graduação (2008-2014), tendo, também, serviços prestados como consultora pedagógica da UNESCO (2005/2006), Secretarias de Educação, Institutos Federais e Estaduais de Pesquisa. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo Cultura e Sociedade - NECCSO/UFRGS. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos - EJA.

gallery/foto sandra

Pesquisadores convidados:

Leonardo Marques Kussler

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), e Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018). Atualmente, realiza pós-doutorado na Unisinos. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há anos, com ênfase em textos acadêmicos. Participou dos projetos de pesquisa "Gadamer, intérprete de Platão: a atualidade da metafísica dialética na hermenêutica", "Hermenêutica e[m] Filosofia e Literatura" (CNPq) e "Filosofia, Jogo e Futebol" (CNPq), na modalidade Pesquisador IC UNIBIC/UNISINOS, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Rohden, por mais de três anos, além de ser filiado ao GT Filosofia Hermenêutica, da ANPOF. As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Hegel, Filosofia como modo de vida, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação e Design.

gallery/daniel

Acadêmicos da Uergs:

gallery/juzelia silveira

Jordana dos Santos Lima

 

Acadêmica da Graduação em Artes Visuais da Uergs, bolsista PROBIC IniCie-Uergs na pesquisa “A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras” (abril a dezembro 2018).

Pesquisadores da Uergs:

gallery/jordana
gallery/tiago

Tiago Martinelli Nogueira

 

Acadêmico da Graduação em Teatro da Uergs. Voluntário no trabalho de abertura e organização do site (out.2018-mar.2019)

 

Raphael Júnior de Almeida Batista

 

Acadêmico da Graduação em Artes Visuais da Uergs, bolsista PROBIC IniCie-Uergs, “A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras” (abril a dezembro 2018). Bolsista Probic (2019) da pesquisa “Através da Imagem: pesquisar, documentar e dar visibilidade ao acervo de obras fotográficas do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS”

André Dias Vieira

 

Licenciado em Artes Visuais pela Uergs em 2019. Pesquisador voluntário (2019)

Mayra Corrêa Marques

 

Licenciada em Artes Visuais pela Uergs em 2019. Pesquisadora voluntária (2019)

gallery/raphael

Egressos da Uergs:

gallery/img-20190905-wa0014
gallery/img-20190905-wa0016

Daniel Bruno Momoli

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU. Graduado em Licenciatura em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É vice-Presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil, membro do ARTEVERSA-Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS), além de atuar como pesquisador voluntário do Grupo Pensu: estudo e pesquisa sobre ensino superior.

gallery/foto_leonardo_kussler