gallery/logo flume final
gallery/salas

“Salas: salas de aula, salas de exposição, gabinetes, estúdios, salas de reuniões e de pesquisa, Salas de Estar. Estar na sala pelo encontro, pelo que se dá naquele instante. Estar em sala apresentando o que foi projetado e realizado em estágios e pesquisas, encontros possíveis entre artes visuais e educação.

A ação de extensão Salas: edição 2 apresentou as diferentes produções da Graduação em Artes Visuais – licenciatura da UERGS em 2017. A primeira sala é a de exposição, reunindo os trabalhos de conclusão de curso de alunos e alunas. São sete proposições artísticas realizadas em pesquisas em poéticas visuais, abrangendo uma diversidade que vai da animação ao desenho e à ação artística que extrapola, inclusive, a sala de exposições. A segunda sala é a dos estágios realizados em escolas de ensino fundamental e médio, oportunizando o encontro de projetos educativos que lidaram, entre outros temas, com os negros na arte e aspectos da sua cultura, o movimento cultural de juventudes hoje e na contracultura dos anos 1960-70 e a estética das relações possíveis entre os indivíduos, os lugares e as coisas. A terceira sala expõe diferentes cursos investigativos a partir do jovem Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (UERGS), das pesquisas dos professores da Graduação em Artes Visuais – licenciatura e de alunos egressos, em nível de pós-graduação. Somam-se a isso os trabalhos de dois professores e artistas convidados: Ana Flávia Baldisserotto (Atelier Livre de Porto Alegre) e Cristian Polletti Mossi (UFRGS).” Saber mais

* 2018

gallery/arte

Arte, Política e Educação reuniu artistas, historiadores e educadores de diferentes regiões do país para dialogar sobre a interação entre arte, ensino e os espaços de arte em contextos diversos, e sobre a presença de mulheres e homens negros nesses campos e na escrita da História da Arte no Brasil. Os diálogos entre Museu, Arte e Educação apostam em uma não-dissociação desses campos, à primeira vista distintos, e na noção de que neles articulam-se, de modo simultâneo, a formação, a educação, a pesquisa e as construções de narrativas. Entender a arte, a educação e a política como lugares de pensar o mundo e, talvez, apontar novos desenhos para as existências cotidianas foi um dos objetivos do evento. Saber mais.

* 2019

https://artesvisuaisuergsblog.files.wordpress.com/2019/02/salas-3-convite-fundo-branco

Salas em princípio é uma exposição de arte onde estarão expostas as proposições poéticas de conclusão do curso de artes visuais da Uergs, trabalhos feitos em diferentes linguagens, desde ações pelo espaço público, pelo corpo e pela literatura, passando ainda por objetos, fotografia e videogame. O conjunto de obras da exposição Salas é um convite para os visitantes estarem entre novas possibilidades de criar, viver e pensar. Além da sala de exposição, as salas de aula escolares serão evocadas pela apresentação de estágios em artes visuais da Uergs e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Outras salas ainda, como as de reunião, de pesquisas e de ensaio, farão parte do evento pela apresentação de quem se dedica a realizar pesquisas que enlacem arte e educação. Neste ano, as pesquisas trarão temas em torno de educação, teatro, formação de professores, cultura visual e literatura. O momento sugere que docentes, artistas, estudantes, gestores e interessados em educação e arte estejamos próximos, trocando ideias e gerando a valorização do bem público que é a educação e a arte e divulgando o direito que todos têm de acessá-las. Saber mais.

Encontros de estudo entre docentes da Graduação em Artes Visuais - licenciatura: Carmen Capra, Mariana Silva, Igor Simões, Juzelia de Moraes. Dias 3, 10, 17, 24, 31 de maio; 21 de junho; 12 de julho; 24 de agosto.

 

 

Encontros de estudo com egressos da Graduação em Artes Visuais - licenciatura: Prof. Carmen Capra, Mayra Corrêa Marques, Luana da Silva, André Dias Vieira e Ariberto de Farias Bauermann Filho. Dias 2 e 23 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 20 de setembro, 24 de outubro, 21 de novembro, 12 de dezembro. Também realizamos participações de integração com o Grupo de Pesquisa Arteversa nas reuniões mensais, em bancas de pós-graduação e outros encontros, como a palestra da Prof. Glòria Jové (Espanha), em junho, na Faculdade de Educação da UFRGS.

 

Exposição que faz parte da mostra anual dos trabalhos dos cursos de Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Unidade em Montenegro. Junto aos cursos de dança, teatro e música, compartilhamos com a comunidade algumas produções realizadas pelos estudantes em seus processos de formação na Graduação em Artes Visuais – licenciatura. Pelo segundo ano, a exposição recebe o título de MoNstra, um trocadilho que carrega a ideia de algo feito por muitos, em partes e aos poucos no curso de licenciatura. [...] A MoNstra faz um convite para que todas as pessoas participem e se apropriem da exposição, dos trabalhos acadêmicos e das experiências docentes realizadas com e sobre a arte. Além disso, essa exposição assume a atitude de igualmente mostrar a formação realizada pela universidade pública do estado em artes visuais, afirmando que, quando dedicamos a produzir arte e educação dispondo isso a outros, buscamos oferecer outras possibilidades de criar, educar e existir. Toda a programação, aqui. Coordenação: Professoras Carmen Capra e Juzelia Moraes (Flume Educação e Artes Visuais UERGS-CNPq). Produção: Atila Alexius, Bruno de Andrade Campos, Camila Monique do Nascimento, Caroline Leite Ferreira, Carolyne Luiz Mercedes, João Pedro de Lima dos Santos, Laila Zirbes das Chagas, Larissa Borges Ferreira, Mayara de Lima Breitenbach, Melissa Lima dos Santos, Natalia Brock Reginato, Raphael Júnior de Almeida Batista.

https://artesvisuaisuergsblog.files.wordpress.com/2019/05/convite-monstra-2019

Encontro em 1º de julho de 2019 com a Professora Glòria Jové, da Universidade de Lleida (UdL) - Espanha, para uma análise do currículo da Graduação em Artes Visuais - licenciatura da Uergs, implementado em 2018. O estudo tem em vista a avaliação da matriz curricular que, mesmo recente, impulsiona seu aprimoramento e a criação futura de um curso de especialização. Estiveram presentes os professores Carmen Capra, Mariana Silva, Igor Simões e Juzelia de Moraes. A Professora Glòria esteve em Porto Alegre para a realização de uma série de bancas de pós-graduação e palestras a convite do Grupo Arteversa, a quem agradecemos. Foto: Carla Amaral.

gallery/gloria
gallery/convite frente

Quinta edição da ação de extensão "Através da Imagem". Desde 2015, tem a intenção de trazer a fotografia mais perto do cotidiano na UERGS em Montenegro, na forma de exposição fotográfica, seminário e oficinas de fotografia. Com a parceria inicial da Fundarte - Montenegro, outras parcerias com instituições gaúchas foram surgindo, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS em 2016, o Museu do Trabalho de Porto Alegre em 2017 e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS em 2018, que cederam obras de seus acervos para as exposições. Nesta edição, após trazer artistas e acervos fotográficos de fora, o Projeto volta as suas lentes para a cidade de Montenegro e, a partir de um amigo em comum – num movimento corriqueiro ao Projeto desde o início – convidamos as artistas fotógrafas Bruna Engel e Ursula Jahn, que além de residirem na cidade, desenvolvem as suas poéticas em torno de temas comuns aos de minha pesquisa como o cotidiano, a casa, o autorretrato. Coordenação e Curadoria: Profª. Mariane Rotter. Todas as informações estão disponíveis no Artes Visuais Uergs Blog e no blog Através da Imagem.

O Grupo de Estudos em Fotografia objetiva realizar encontros para apresentar, debater e realizar fotografias com o intuito de formar o Núcleo de Fotografia da Uergs. Os encontros ocorrerão em um sábado por mês, nos dias 14 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro, sempre das 10h às 12h na sede da Unidade das Artes em Montenegro. Entre os convidados palestrantes estão Bruna Engel, Mariane Rotter e Ursula Jahn, artistas da exposição Através da Imagem – ano cinco; Glaucis de Morais, artista visual, professora e doutoranda em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS; Luísa Kiefer, pesquisadora, doutora em história, teoria e crítica de arte pelo PPGAV/UFRGS com pesquisa sobre fotografia e curadora do Linha; Marco Antônio Filho, fotógrafo e doutorando em Poéticas Visuais em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS, atua como professor e orientador no Grupo de Estudos em Fotografia na Galeria Mascate; Tiago Coelho, também fotógrafo e professor, orientador no Grupo de Estudos em Fotografia na Galeria Mascate.

gallery/nucleo de foto
gallery/pesquisa-docencia

Trata-se de operar com a estética da criação, por meio da literatura de Georges Perec, para compor aulas. Algo como uma didática da apropriação e da montagem que se vale da citação, dos jogos combinatórios, de inventários, listas, coleções, exercícios retóricos para a formação de uma poética do arquivo. Mostraremos, então, essa literatura como matéria prática para a docência-pesquisa.

Coordenação: Prof. Drª. Mariana Silva da Silva

O grupo de estudos na modalidade extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs em Montenegro, “Leituras de introdução ao pensamento de Michel Foucault” se dedicará à leitura introdutória da obra desse autor que vem subsidiando pesquisas no âmbito das ciências humanas, entre os quais são de interesse principal a educação, a literatura, as artes em geral e a própria filosofia.

Buscamos a integração da comunidade acadêmica da Uergs em Montenegro com docentes das redes de ensino, estudantes de outras IES locais, egressos, componentes de comissões de educação e cultura de Montenegro. A ação conta com a importante parceria com a CUFA, Central Única das Favelas de Montenegro, que é uma entidade empenhada em oferecer oportunidades de formação para moradores das periferias e que acolherá o Grupo em sua sede, o Mocambo da CUFA. Informações no blog Artes Visuais Uergs.

https://artesvisuaisuergsblog.files.wordpress.com/2019/09/leituras-foucault-flyer